Marketing Digital Instagram – Passo a Passo

Marketing Digital Instagram – Passo a Passo

Marketing Digital Instagram é preciso lembrar que o Instagram é uma rede social, e como tal as pessoas estão ali para se socializar.

Você ir para o Instagram com a ideia de apenas vender, postar banners de produtos, imagens com preços em cima, ofertas e oportunidades pode não te trazer os resultados que deseja.

Fique comigo até o final deste artigo pois vou compartilhar o que já ensinei aos meus mais de 1000 alunos e eles estão utilizando o Instagram para Ganhar Dinheiro.

Primeira Coisa que Precisa Saber para Fazer Marketing Digital Instagram

Você já deve ter visto várias pessoas dizendo que precisa-se entregar “conteúdo de valor” para se conectar com as pessoas.

O que eles não falam é que antes disso esse conteúdo precisa chegar no feed de notícias de quem possa ter real interesse no que você está falando e entregando nos seus posts.

Então entenda que existe uma estrutura a ser seguida para que seu conteúdo chegue nas pessoas que se interessam pelo seu conteúdo.

Segundo dados do Facebook Business que é quem comanda e tem dados dos interesses do público do Instagram, Facebook e WhatsApp, os post que recebem mais cliques seguem uma sequência. 

1º Chamar Atenção pela Imagem:

O Instagram é uma mídia de fotos instantânea (Origuem do nome Instagram: Instant Camara – Câmera instantânea + Telegram – Telegrama), e a audiência que ali está tem como hábito interagir nos posts onde a imagem conecta primeiro com os interesses destes.

Se sua imagem não chamar a atenção, você não vai ter engajamento no seu post.

2º Título ou Início do Texto:

Você já deve ter percebido que aparecem apenas duas linhas da sua legenda quando o post passa no feed de notícias.

É importante lembrar que o nome do seu perfil vai comer alguns caracteres depois desse post publicado, então busque conectar com seu lead já nos primeiros caracteres para que ele tenha interesse em ler toda sua descrição.

3º Descrição ou Legenda:

Independente de como você chama, o texto que acompanha a imagem é tão importante quanto a foto.

Ali é que você vai conseguir realmente interagir com seu possível potencial cliente, nesse texto você vai conversar com ele, fazer com que ele tome uma ação, seja deixar um comentário, clicar no link da bio, conhecer seus destaques, stories ou baixar uma isca.

Você percebe a importância de seguir esses passos ou não vai haver engajamento ou crescimento do seu perfil?!

Agora vamos aos passos importantes para você iniciar o Marketing Digital Instagram de forma que você consiga os resultados que está buscando.

Marketing Digital Instagram – Primeiros Passos

Perfil Profissional: Deixe seu arroba com cara profissional, evite números, caracteres e letras desconexas, use algo que tenha real ligação com seu negócio.

Conta Comercial: É muito importante a conta comercial pois ela vai te dar métricas para analisar interesses do seu público, melhor horário de posts, o que estão ou não gostando dentro do seu perfil.

Bio: Sua bio precisa passar o máximo de informações relacionadas ao seu perfil em 150 caracteres, eu sei que não é fácil, mas entenda que é algo que você pode alterar sempre que desejar e buscar o que mais atrai sua audiência.

Utilize dos emojis para substituir algumas palavras e assim conseguir passar sua mensagem.

Link da Bio: O espaço é para apenas um link, mas você pode utilizar de agrupadores de links, são sites onde você vai criar uma página com vários botões e assim pode apenas uma URL e seu lead terá várias opções de links para clicar.

Assim você pode levá-lo para blog, iscas digitais, canal de Youtube, seu WhatsApp, e até mesmo para páginas onde deseja vender algum produto.

Foto de Perfil: Já foi constatado que as pessoas se conectam mais com pessoas, alguns perfis que usam sua logo na foto de perfil tem mais dificuldade de engajamento.

Mas é claro que depende muito do perfil do seu negócio. Se é uma Marca Conhecida, provavelmente vai ter engajamento mesmo utilizando sua logo marca na foto de perfil.

Marketing Digital Instagram – Feed

Imagens do Feed: As imagens que você vai postar no seu feed precisam estar em conformidade com o que chamaria a atenção do seu potencial cliente.

Muita gente se ilude achando que Memes e Vídeos Virais são a solução.

Muito pelo contrário, isso pode até chamar atenção, mas não de quem está querendo encontrar a solução dos seus problemas e está disposto a pagar por isso.

Copy – Legenda: Por mais você esteja entregando dicas, conteúdos ou informações importantes, é preciso lembrar novamente que estamos falando de Instagram – Uma Rede Social – precisa utilizar uma copy mais leve, descontraída, como se estivesse falando com um amigo.

Hashtags: As hashtags # são a forma como novos seguidores lhe encontram.

Você pode fazer análises de hashtags pelo seu nicho, quais que já existem buscas pelo seu nicho.

Você também pode seguir essas hashtags e acompanhar o conteúdo de quem está utilizando as mesmas hashtags.

Indico usar algumas do nicho, outras relativas ao seu negócio para criar uma comunidade.

Marketing Digital Instagram – Vídeos

Stories: Não subestime o poder dos Stories no seu negócio, ou qualquer outra ferramenta do Instagram, esses mini vídeos de 15 segundos.

Quanto mais você usa, mais relevância você tem e para mais pessoas o Instagram apresentará seu perfil.

Utilize Guif’s, localização, hashtags, emojis, enquetes, perguntas e filtros.

IGTV: O IGTV é para quem quer entregar um conteúdo vídeo um pouco mais longo, como no feed você pode postar vídeos de até no máximo 59 segundos, no IGTV conforme o peso do vídeo pode inserir de até 15 minutos.

Podendo assim entregar tutoriais, passo a passo ou até mesmo trechos de lives.

Lives: Como falei antes, quanto mais ferramentas você usa do Instagram, mais o algorítmo dá relevância ao seu perfil, apresentando para mais pessoas e com isso você tendo a oportunidade de ganhar mais seguidores e clientes.

As lives são outra forma de atrair muita atenção da audiência, podendo ser feita com mais de uma pessoa, o Instagram vai notificar os seus seguidores e os seguidores do seu convidado.

Esses são os primeiros passos para você fazer o Marketing Digital do seu Instagram.

Não fique preso apenas a fazer oferta, você pode ter um perfil profissional, se você está precisando de ideias de conteúdo para seu feed de Instagram Clique Aqui e assista ao vídeo que fiz dando 30 Ideias de Post para Instagram.

Beijossss e até o próximo artigo,

Gislaine Batista

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12 Comentários

  1. Camila disse:

    Amei o artigo.

  2. Nick disse:

    Ótimo artigo.

  3. Lina disse:

    Estou apaixonada pelo seu conteúdo!

  4. Roni Duarte disse:

    Olá, me chamo Roni, um trabalho de muita qualidade.

  5. Camile disse:

    Fiquei muito feliz de poder consumir seu conteúdo, é muito bom saber que existe pessoas como você que dedica seu tempo para ajudar os demais como eu.
    Desejo que te Deus te abençoe ainda mais para que você possa sempre está aqui trazendo conteúdos relevantes como este para nós.
    Muito obrigada e abraços!

  6. Gabi disse:

    O instagram é uma excelente ferramenta para quem trabalha com o digital, entender sobre a ferramenta e sobre o marketing digital voltado para o instagram ajuda muito.

  7. erotik izle disse:

    Foi divertido ler seu artigo.