Marketing Responsável

Marketing Responsável

Marketing responsável, o que seria isso? Pra entender melhor saiba que é avesso a propaganda enganosa.

 

O Marketing responsável deve ser natural para você, ele deve lhe mostrar os pontos de falha do seu produto ou serviço e não dar brecha ao seu concorrente de aproveitar essa falha para vender mais que você, ou até mesmo um cliente expressar a insatisfação com seu produto.

 

Para você fazer um Marketing responsável é necessário envolver todos os ciclos do seu produto ou serviço e produzir um fator de União.

 

Principais pontos a serem envolvidos para produzir um fator de união

 

marketing responsável

 

COMUNICAÇÃO

 

Esse é vital para você trabalhar dentro do Marketing responsável. Tenha em mente que as estratégias usadas precisam ser honestas e verdadeiras, neste ponto muitas empresas/pessoas falham.

 

Você vai precisar seguir alguns passos para que haja a comunicação correta.

 

Usar seus argumentos de autoridade: Você deve colocar ali todo o seu conhecimento sobre o seu produto ou serviço. Quando alguém vier conversar sobre esse produto ou serviço, você deve ter ganho de causa dentro da conversa, você precisa conhecer todos os detalhes.

 

Se Você ainda não tem esse conhecimento eu sugiro que você tire uma hora por dia para estuda-lo e olha-lo de vários ângulos para que consiga ter maiores argumentos.

 

Analise aonde você pode acertar para que a comunicação seja feita corretamente, e a interpretação do seu público seja perfeita. E com isso você consiga repassar o que está querendo com aquele produto ou serviço.

 

Valorize seu produto: Isso é uma consequência para quem faz um bom trabalho quanto a busca de autoridade. Com os argumentos e conhecimentos que se tem, você vai conseguir valorizar seu produto ou serviço.

 

Você vai conseguir olhar este produto como ele é, e vai divulgá-lo valorizando em sua máxima.

 

 Nunca esqueça de olhar seu produto com olhar de cliente!

 

Divulgue depoimentos do seu público satisfeito: Para isso vai depender um pouco do seu segmento. Mas as idéias são: Depoimentos deixados em página de blogs ou de vendas.

 

Sempre deixe espaço disponível para seu público postar, ou em alguns segmentos você pode pedir para gravar vídeos no Youtube, depois você divulgar em suas redes sociais esses depoimentos.

 

Matar Objeções: Procure se colocar no lugar do seu público, pense um pouco o que faria você não comprar o seu produto ou serviço. Anote todas as objeções que conseguir imaginar.

 

Agora uma a uma vá colocando no papel a objeção e a sua resposta para matar essa objeção. Anote uma ou mais respostas, para cada objeção. Após isso volte em todas e analise as suas resposta.

 

Se fosse com você isso seria uma resposta plausível para lhe fazer adquirir esse produto ou serviço? Seja sincero e vá refazendo as respostas que não lhe convenceram. Assim que conseguir convencer a você mesmo então estará pronto para matar as objeções do seu público.

 

Mas lembrando, seja muito honesto neste exercício e nesta analise, pois não adianta você mentir para você mesmo porque vai influenciar fatalmente no resultado da sua comunicação e com isso não alcançar o Marketing responsável, que é o que estamos buscando.

 

EQUILÍBRIO

 

Analise esse ponto e tenha em mente que precisa do equilíbrio para poder ofertar ao seu público ou cliente um produto com o valor certo. Se o seu produto foi criado com a base certa de Pesquisa de Mercado e conhecendo o seu público alvo. Você vai conseguir identificar o “Valor” a agregar a esse produto.

 

Exemplo:

Pesquisa de Mercado: Você vai procurar entender qual é a necessidade do mercado em relação a este produto.

 

Você pode fazer uma pesquisa se seu produto é procurado em fontes de pesquisa do Google, por exemplo: Coloque uma breve frase que fala do seu produto na barra de busca e tecle enter.

 

Quando abrir a página das primeiras resposta da sua frase, você vai ver qual a quantidade de acesso no Google buscando por aquela mesma frase ou sinônimo a ela.

 

Com isso você terá uma base do seu mercado. Se existem pessoas procurando por aquele tipo de produto ou serviço que deseja oferecer.

 

Público Alvo: Agora você identifica a “Persona” ou seu público alvo. Vai olhar para o seu produto e fazer as seguintes anotações em um papel:

1) Quem compraria seu produto? Homem… Mulher…

2) Qual idade média desse seu público?

3) Em que trabalha?

4) Qual a média salarial?

5) Tem filhos? Quantos? Idade dos filhos?

6) Qual seria os gastos com esses filhos?

7) Qual a necessidade do seu público em relação ao seu produto?

8) Qual o valor que ele poderia agar pelo produto?

 

E assim por diante, conforme for o seu segmento você pode modificar essas perguntas acrescentando mais perguntas e mudando outras. Mas responda a todas as perguntas que fizer e faça a analise de quem é o seu público. Tente visualizar a persona.

 

Após ter avançado esta fase, analise o valor que deverá ter seu produto ou serviço. Sempre equilibrando, não caro demais e não deixando a sensação de baixo valor.

 

Preste muita atenção para não ofertar mais atributos por um preço muito baixo. Afinal você já tem autoridade ara valorizar seu produto.

 

marketingresponsável (1)

 

ESTRATÉGIA

 

Nos dias de hoje nosso mercado está muito amplo e dinâmico, os clientes são bem informado e exigente, e ele logo observa as vantagens e desvantagens de acordo com sua própria percepção.

 

Por isso as estratégias devem ter muito envolvimento do produtor ou produtores em todo o processo de desenvolvimento do que vai ser colocado no mercado.

 

Todos os que estiverem envolvidos precisam saber realmente o que lhes cabe fazer para a conclusão do produto ou serviço. Isso vai impactar na qualidade e consequentemente na divulgação.

 

Você tem ferramentas maravilhosas para esta divulgação que são as redes sociais. Elas precisam que você faça uma primeira divulgação e após isso os próprios usuários acabam fazendo essa divulgação por você.

 

Justamente por isso é necessário o completo envolvimento e responsabilidade no processo de produção.

 

Porque esse mesmo público que faz o serviço de alavancar a distribuição, pode acabar passando uma imagem negativa do seu produto na mesma proporção se ele não estiver contente com o que lhe foi entregue.

 

Se você não quiser se envolver neste mundo de redes sociais ( o que acho errado), você pode fazer panfletagens, propaganda, e-mail marketing, etc…

 

Mas saiba que você aplicando e envolvendo, esses pontos que estamos estudando, no processo do seu produto, vai lhe dar a segurança necessária para poder divulgar em redes sociais sem medo.

 

ÉTICA

 

Como já falamos um produto de “Valor” só é construído com “Valores” bem definidos. Você vai precisar entender que terá que conquistar seu cliente ou público com honestidade para receber e merecer o respeito e a confiança dele.

 

Vai precisar sempre ofertar produtos ou serviços que em todo o processo de execução foi elaborado e concluído com envolvimento de seus colaboradores. Sem ter tido a necessidade de se obter vantagens sobre os que ajudaram nesta execução.

 

E também não espere obter vantagens desonestas em relação ao seu público. Ofertando produtos de baixa qualidade, pois ele vai perceber e as consequências serão um resultado desastroso.

 

Agir moralmente responsável vai lhe proporcionar uma relação forte e duradoura com seus colaboradores e clientes, e colocar você em um patamar de MARCA reconhecida. Isso é resultado do Marketing responsável.

 

Você pode até não ter percebido, mas várias marcas divulgam seus processos de Marketing com ética. quem não lembra de comerciais da Natura mostrando todo o processo desde o respeito com a natureza, seus colaboradores, seus distribuidores.

 

É um processo utilizado porque há essa percepção da importância da ética dentro de todo o processo de desenvolvimento do produto.

 

Muitas vezes nem percebemos que aquelas apresentações na verdade faziam parte de um projeto de Marketing. Ele naturalmente te faz valorizar a Marca sem o apelo de estar te vendendo algo naquele momento.

 

Planejamento

 

PLANEJAMENTO

 

Este é o principal na verdade. Ele é o início de tudo. Deixei ele para o final para que agora já conhecendo os outros pontos, você inicie o seu planejamento. Envolva ele a todos os outros pontos que já conhece, fazendo assim um FATOR DE UNIÃO.

 

Neste momento você vai pesquisar a necessidade do seu produto no mercado, vai descobrir a sua Persona, vai desenvolver seu produto em um processo moral de valor, vai escolher a ferramente para divulgar…

 

Agora que você já percebe como é importante todo esse processo do Marketing responsável. E com isso visualiza o sucesso do seu produto ou serviço.

 

Isso ocorre porque quado conseguimos estar envolvidos moralmente no planejamento, execução e divulgação, fica refletido no nosso produto e acaba induzindo ao engajamento do público. 

 

Com isso seu produto vai chegar ao auge de não mais ser oferecido e sim procurado pelo público.

 

Parabéns a todos que conseguem inserir valores morais a sua empresa ou serviço. Precisamos levantar essa bandeira. Cada empreendedor que se engajar nesta causa vai estar ajudando a mudar o mundo.

 

PS: Leia também: As Duas Palavras Mais Importantes no Marketing Digital

 

Bjsss da Gi! E até o próximo Post…

 

   

 

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2 Comentários

  1. Rosalina Sehnem disse:

    Isso é realmente mudar pra melhor…