E-mail Marketing

E-mail Marketing

E-mail Marketing na prática.

Hoje o E-mail Marketing tornou-se a ferramenta mais importante para quem trabalha com Marketing Digital.

Você consegue lembrar, do tempo que só enviávamos cartas? Talvez nem tivesse nascido.

Lá em 1971, quando Ray Tomlison, iniciou por brincadeira enviar mensagens em rede aos colegas de trabalho, se ele pudesse imaginar à proporção que isso chegaria…

O que pra ele era uma simples troca de mensagem, para nós hoje é ferramenta de trabalho.

Deixando obsoletas as antigas “Caixa Postal”, das empresas de correios.

Hoje já trocamos mensagens com Tweets, WhatsApp, Messenger. Mas isso não significa que nos distanciamos do e-mail.

Na verdade o e-mail é um grande sucesso nas campanhas de marketing.

Por se tratar de algo que é do interesse de quem recebe.

Se não ele não teria disponibilizado o endereço para que lhe fosse enviado e-mails.

Você vai fazer sua campanha diretamente á seu público alvo. O que eleva muito a possibilidade de abertura e conversão.

Lembre-se que essa é a base para você construir uma boa lista de leads.

Leia este artigo até o fim e se gostar não esqueça de deixar seu like ou mesmo uma mensagem para mim, vou adorar receber seu feedback.

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PERMISSÃO DE ENVIO

Primeiro seu lead (pessoa que se inscreve em sua página de captura) realmente precisa ter confiado a você o e-mail dele. Não compre, não baixe listas da internet.

Isso fará com que a abertura de seus e-mails seja de baixo nível.

Os provedores de e-mail tem a possibilidade de avaliar a origem e o conteúdo. Se identificarem como SPAM eles enviam seu e-mail direto para a caixa de SPAM do seu lead.

E consequentemente quanto mais isso acontece, mais será difícil você conseguir que um e-mail marketing seu, chegue a Caixa de Entrada do seu Lead.

CONSTRUÇÃO DE LISTA

Você precisa construir uma lista de e-mail com um número considerável de inscrições.

Vai precisar de uma isca, pode ser um e-book, um tutorial, um vídeo ou simplesmente oferecer de enviar as atualizações de seu Blog, Fanpage ou Canal de Youtube.

Para isso você vai oferecer essa isca que escolheu em troca do e-mail do seu Lead.

Pode utilizar essa isca na Home do seu Blog, dentro de artigos, na fanpage (muito boa a conversão e a submissão, se não souber como fazer, deixe uma mensagem abaixo que o auxiliarei) ou mesmo com Squeeze Page.

Mas seja muito direto na hora de fazer o apelo à ação do seu Lead.

Deixe seu Lead ciente do que irá receber á partir da submissão à sua lista.

Faça com que ele lhe dê o direito de enviar campanhas. De forma muito clara.

Porque para que sejam envios bem sucedidos, o seu Lead vai precisar realmente saber o que está por receber.

Analise sempre, sendo muito sincero.

  • Você deixaria seu e-mail nesta isca? Olhe com olhar do seu Lead.
  • Se fosse você em outro site, se inscreveria para obter esta isca?
  • A chamada está lhe atraindo?

Se sua resposta for sim, ótimo. Vamos adiante.

Agora se não. Volte, avalie e permita-se de alterar para ver se muda sua própria opinião.

Eu percebi que, nós que somos do Ramo de Marketing Digital, conhecemos sobre gatilhos mentais, copywriter, chamadas pra ação.

Somos os mais exigentes a respeito disso. E podemos avaliar nossas campanhas. Se olharmos para elas com olhos de Lead.

Como se este site não fosse seu.

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ATRAÇÃO

As ofertas que mais atraem os Leads são:

  • E-mails Series, exemplo: 10 dicas pra construir sua campanha.
  • Downloads Gratuitos, exemplo: áudios, tutoriais…
  • E-book grátis.
  • Newsletter, exemplo: Receba nossa atualizações e torne-se mestre em Marketing Digital.

Mas lembre-se de realmente entregar o prometido, não cometa o erro de ofertar um e-book de copywriter e entregar uma propaganda pra vender assinatura do LeadLovers.

Aconteceu comigo! E sabe qual a consequência?

Eu me desinscrevi da lista na hora.

Outra coisa que faz os Leads se desinscreverem de algumas listas. É a enxurrada de e-mails diários de um mesmo remetente.

Não é adequado você enviar mais do que um e-mail diário. Salvo no primeiro dia que seu Lead se inscreveu.

Neste caso você pode enviar o primeiro e-mail, dando os Parabéns pela atitude de se inscrever, e estar fazendo parte de sua lista.

Mas é Parabéns e não Obrigado. Pois ele não fez nenhum favor a você.

Você irá retribuí-lo com o que prometeu e à partir daí. Com conteúdo relevante até chegar ao e-mail de chamada para ação.

E o segundo e-mail você entrega o que prometeu no Hotlink da sua Squeeze Page.

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Lista Branca

Muitas ferramentas de autoresponder trabalham duro para que seu E-mail Marketing não caia na caixa de Spam.

Essas ferramentas lhe fornecem índices de qualidade do seu E-mail Marketing. O que pode lhe ajudar a avaliar sua campanha.

Você produzindo um bom índice, vai aumentar a possibilidade que seu E-mail Marketing fique na lista de permissões de seu Lead.

O Gmail.com é o que mais exige para autorizar essa permissão de E-mail Marketing chegar a Caixa de Entrada.

E em contrapartida, é um dos maiores provedores utilizados pelos Leads Brasileiros no momento. O que pode prejudicar o seu índice de abertura se não tiver certos cuidados.

Sugiro que no seu primeiro e-mail, o de Parabéns, você já oriente seu Lead a lhe colocar na lista branca dela.

O que é isso? – Sinalizar seu e-mail como confiável.

Neste primeiro e-mail também não coloque:

  • Links;
  • Banners;
  • Imagens;
  • Vídeos.

Evitando essas ações no primeiro e-mail você aumenta muito suas chances de que este E-mail Marketing seja direcionado para a Caixa de Entrada.

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AUTORESPONDER

Se você tem dúvidas sobre qual autoresponder contratar? Eu indico o que uso o LeadLovers.

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Taxa de Abertura

Para você administrar essa taxa de abertura da sua campanha de E-mail Marketing é necessário se atentar a alguns pontos além dos que já citei acima.

Vou te dar algumas dicas que se você aplicar de forma correta. Poderá aumentar as chances de seus e-mail serem abertos.

1 – A frequência de e-mails enviados

Se não tiver combinado nada na sua chamada para ação. Exemplo: Receba Nossas Atualizações Semanais.

Neste caso você não poderá enviar e-mails diários.

Porém se não tiver combinado nada com seu Lead. Vai depender somente do seu bom senso.

E-mail Marketing enviado diariamente, de dois em dois dias, ou duas vezes na semana está dentro do adequando.

Agora enviar somente e-mail marketing esporádicos, também não é aconselhável.

Seu Lead pode esquecer que havia se submetido à sua lista. E se espantar com um recebimento. Com isso acabar solicitando o desligamento da sua lista.

2 – A Conexão com seu Lead

Você precisa tratar seu Lead como uma pessoa importante e única.

Trate-o sempre no singular.

Apresente-se logo no início do e-mail. Assine seus e-mails com seu próprio nome, e não com o nome de sua empresa.

Esse tratamento de intimidade vai demonstrar que é um e-mail pessoal. E fazer uma conexão sua com seu Lead.

3 – Títulos Atraentes

Realmente você vai precisar de tempo para formular o título de seu e-mail marketing. Mas não se espante isso é bem natural.

É muito importante que o título estimule o seu Lead a abrir o E-mail.

Porém você precisa entregar o que prometeu no título. Isso é de suma importância para você continuar mantendo um bom relacionamento com seu Lead.

4 – Vá direto ao ponto

Ao redigir seu E-mail Marketing não fique enrolando em dizer a que veio.

Vá direto ao ponto e repasse o conteúdo que veio entregar.

As pessoas muitas vezes abrem o e-mail em intervalos de seu dia a não tem tempo pra longos e-mails.

Isso pode fazer seu Lead desistir de ler o E-mail antes de você conseguir fazer sua chamada pra ação.

5 – Estar disposto a ajudar

Entregue conteúdo relevante ao seu Lead, que esteja relacionado com o que ele foi buscar quando se inscreveu em sua lista.

Fale unicamente na direção do seu Lead. Ajudando-o sempre. Somente mostre exemplos seus se isso for benéfico a ele.

Deixe-o perceber que ele pode seguir seus exemplos para alcançar os próprios  objetivos.

6 – Procure entregar recompensas

Seja criativo. São várias as maneiras de recompensar sua lista ao longo de envios de e-mail marketing.

Faça isso e deixe seus Leads confortáveis em fazer parte da sua lista.

Você tem opções de recompensas como:

  • Infográficos;
  • Passo a Passo;
  • E-books;
  • Vídeos;

O importante é manter o bom relacionamento com seu Lead.

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INCENTIVE A CLICAR NO LINK

Existem várias pesquisas em relação ao número de links dentro do E-mail Marketing que convertem pra ação.

O mais unânime é o número de 3 links.

– 1º logo no início do texto;

– 2º Mais ao final;

– 3º Dentro do P.S. (Post Scriptum) em latim. Trdução: Escrito Depois.

Não deixe de utilizar o P.S. em toda sua campanha de E-mail Marketing.

SEGMENTAÇÃO

Essa é uma prática de dividir a sua lista em grupos.

Exemplo:

  • Grupo de Leads que se inscreveram em uma Isca Digital: Quando você vai dar sequência a entrega de um E-Book ou um Passo a Passo em PDF.
  • Grupo de Leads que se inscreveu para receber atualizações do seu site.

Assim fica mais direcionada a comunicação que será enviada a cada grupo da sua lista.

Com essa segmentação é possível fazer testes e analisar qual lista que mais converte e adapta-la para obter melhores resultados.

O que você não pode esquecer é que sua lista é um “ATIVO” do seu negócio online.

E deve ser tratada como tal para lhe render frutos.

COPYWRITING

Você precisa saber que 50% das vendas online vem do e-mail marketing, e esse número só não é maior porque muitas empresas que enviam e-mail marketing pecam na utilização de copywriting. 

O que seria o copywriting?

Copywriting é um método de criar textos com palavras escolhidas estrategicamente com técnicas persuasivas, capaz de chamar a atenção do  público alvo e incentivar a tomar uma ação.

Na prática são chamadas pra ação capaz de persuadir.

Utilizei essa técnica na divulgação do meu eBook “Super Sequência de 10 e-mails voltados para conversão”

Vou fazer uma análise deste título para que você entenda melhor como é utilizada as técnicas de copywriting.

“Super Sequência” : Frase de impacto

“10 e-mails” : Dor do público que tem dificuldade em escrever seus próprios e-mails

“Voltados para Conversão”: Benefício/Resultado, irá gerar vendas

Isso tudo foi analisado para gerar o interesse do meu público para que partissem para a ação em baixar o meu eBook e entrar pra minha lista e o resultado foi surpreendente.

A minha lista teve um aumento de adesão em 600% depois que iniciei a aplicar as técnicas de copywriting. 

Então indico você estudar tudo que estiver ao seu alcance sobre Copy.

Até o próximo artigo,

Beijos da Gi, Tchau!

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2 Comentários

  1. Willians disse:

    Excelente artigo Gislaine!!!!