Como Construir Sua Marca na Internet

Como Construir Sua Marca na Internet

Como construir sua marca na internet

Você está apenas iniciando neste ramo mas vê a necessidade de construir sua marca na internet?

Então leia este artigo até o final que vou te ajudar a conquistar isso.

Inicio da Construção

Uma empresa “pontocom” precisa conquistar uma fatia do mercado, assim como uma empresa tradicional no mundo “físico”. Só que com algumas particularidades que em hipótese alguma poderão ser ignoradas.

Especificamente nas empresas online não é só a marca e a logomarca que deverão estar relacionadas à empresa. Mas também a URL (endereço do domínio).

A URL é a chave de entrada do visitante ao seu website e precisa estar diretamente ligado ao seu domínio.

A sua marca é muito mais que um nome, logomarca ou domínio.

Você precisa ver sua marca como um agregador de valor ao seu público.

Para se estabelecer neste mercado você precisa realmente entregar valor, para então se firmar.

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Como Conseguir Entregar Valor ao Público

Você precisa entregar qualidade em seus produtos ou serviços, e buscar seu máximo no atendimento.

Assim você estará atingindo seu público alvo de tal maneira que fará com que sua empresa, seja percebida como de alto valor.

Passando uma imagem idônea, que preza o atendimento e é presente no mercado.  Você vai conseguir construir uma marca de valor automaticamente.

Uma marca bem construída pode sobressair muitas vezes até mesmo à própria empresa.

A percepção de valor que o público relaciona à qualidade dos produtos ou serviços de uma empresa pode durar até mesmo por um tempo após esta empresa já não mais estar oferecendo produtos de ponta.

Um grande exemplo disso foi a NOKIA, que por muitos anos seguidos foi considerada a melhor marca de celulares. E mesmo depois de chegar ao mercado celulares Android, que vieram revolucionando o mercado. A NOKIA por um tempo ainda vendia celulares com sistema Windows Phone.

O cliente chegava a comprar um celular novo e caro, achando que estava comprando o sistema do momento. Quando ia utilizar realmente o celular ele descobria que não tinha como baixar aplicativos. Assim como os celulares Android.

Só então se deparava com a situação de ter comprado algo pela Marca, sem nem ao menos questionar sobre o sistema operacional.

No Brasil temos vários exemplos de empresas que conseguiram conquistar espaço no mundo online. Construindo sua Marca na Internet. Posso citar o UOL e o Globo.com para entretenimento e informação. A Americanas.com, Saraiva e Magazine Luiza no e-commerce e o Yahoo e Google como sites de busca.

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Processo de Criação de Uma Marca na Internet

O nome da sua empresa online precisa ser lembrado facilmente pelo público. E deve estar totalmente relacionado na sua URL.

A preferencia é que seja o mesmo nome, para que após ser feita a divulgação em massa de sua marca ela possa trazer seu site nas ferramentas de busca quando um visitante estiver á procura.

É bem mais difícil você conseguir emplacar uma abreviatura à sua Marca na Internet, mas não posso dizer que é impossível.

Um belo exemplo disso é o Banco do Brasil que conseguiu emplacar o site www.bb.com.br. E esta URL se tornou tão conhecida quanto a própria marca do Banco.

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Como Registrar marcas e URLs

Demore o quanto for preciso para decidir sobre sua marca. Não esqueça que ela será a identidade da sua empresa.

Depois de decidir sua marca, logotipo e domínio, faça o registro nos devidos órgãos cometentes.

No caso da sua empresa você deverá procurar os órgãos para registrar sua empresa e adquirir CNPJ e Inscrição Estadual.

Quanto sua Marca na Internet, você deve procurar o INPI (Instituo Nacional de Marcas e Patentes). Agora para o registro de domínio você deve procurar na própria internet o site www.registro.br .

Ele tem o controle de registro e manutenção de domínios criados no Brasil.

Manutenção da Marca

Sua marca na internet deve estar presente no dia a dia dos internautas que estão ligados diretamente como público alvo da sua empresa.

Para isso é importante, a divulgação em massa da sua empresa. Seja com publicidade paga ou com compartilhamentos nas redes sociais.

Muito cuidado com os anúncios pagos, pois deverão estar expostos somente dentro de sites relacionados com seu público alvo e que seja idôneo no mercado.

Para que sua marca não seja comparada com uma empresa “Não Amiga do Cliente”.

É necessário, você manter uma manutenção visitando e procurando vez ou outra sua marca nos mecanismos de busca da rede, em fóruns ou mesmo por rastag nas redes sociais, o que estão comentando sobre sua marca.

Importante lembrar que as informações circulam com tamanha velocidade no mundo online e um cliente não satisfeito pode difamar sua empresa rapidamente. Comprometendo o valor de sua marca construída até aqui.

Isso também pode ser evitado fazendo um trabalho de pós venda.

Solicitando sempre por e-mail ou mesmo no ato da compra ou visita, que seu público deixe uma mensagem relatando sua experiência neste website.

Assim você dá abertura para seu público já resolver pendencias diretamente com você.

Demonstre interesse na opinião do seu público. Trate-o com cordialidade. Responda sempre a todas as mensagens deixadas para você. Isso vai lhe dar credibilidade e fazer com que o visitante se sinta intimo e tenha vontade de voltar ao seu site o quanto antes.

Deixo aqui minha total disposição para responder qualquer dúvida. Envie uma mensagem mesmo se não houver dúvida, pode me dar seu feedback em relação a este conteúdo. Vai me fazer muito feliz.

Espero realmente que tenha gostado deste artigo, até breve.

Beijossss da Gi!

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6 Comentários

  1. Fer Rodrigues disse:

    Dicas preciosas Gi, parabéns pelo seu belo trabalho. Estou amando e aprendendo muito com seus conteúdos.

  2. Ótimo conteúdo Gi, é muito importante ser atencioso com os amigos/clientes e vejo que você realmente faz o que ensina nos seus posts. Super bj

    • Gislaine disse:

      Pois é Liziana Constantino, vemos muitas pessoas que ensinam mas não aplicam em seus projetos. Eu faço o caminho inverso… Aplico e se funciona pra mim eu ensino. Fico feliz que tenha percebido isso. Gratidão querida! <3